Caiado participa de solenidade de homenagem a Iris na Assembleia
O governador reeleito Ronaldo Caiado (União brasil) participou na manhã desta terça-feira, 8, da cerimônia de descerramento do busto do ex-governador e ex-prefeito da capital, Iris Rezende Machado, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Aconteceu, ainda, a solenidade de inauguração do auditório principal da Casa de Leis, que recebeu o nome do empresário e pai do presidente da Alego deputado Lissauer Vieira (PSD), Carlos Vieira, cujo busto também foi descerrado na cerimônia.
A denominação do plenário com o nome de Iris Rezende é uma iniciativa da Mesa Diretora da Casa, proposta por meio do projeto de resolução nº 1244/22, com o objetivo de fazer uma homenagem póstuma ao político goiano. Iris é lembrado pelos parlamentares da 19ª Legislatura da Alego por sua valorosa contribuição para o progresso de Goiás e, em especial, de Goiânia. A Resolução nº 1.742, de 28 de março de 2022, foi publicada no Diário da Alego.
A programação foi iniciada com o descerramento de busto do ex-governador Iris Rezende, realizado no plenário que leva o seu nome, na sede da Alego. Na oportunidade, o governador Caiado destacou o legado deixado por Iris Rezende. “Iris fez história não somente em Goiás, mas em todo o Brasil. É um momento especial, em que nós prestamos essa homenagem a um homem que foi um grande líder de projeção nacional”.
Caiado destacou ainda, a parceria realizada com o presidente Lissauer Vieira em prol do povo goiano. “Lissauer Vieira nos deu apoio na governabilidade. Agradeço ao presidente e aos deputados que nos ajudaram nesse equilíbrio entre os três poderes para realizar as benfeitorias que o nosso povo precisa”, disse. Caiado ainda ressaltou o trabalho realizado pelo presidente da Alego nesSa 19ª Legislatura, em especial, com a construção do novo prédio do Parlamento goiano. “Aqui é a casa do povo. E hoje, temos um prédio a altura para receber a população com alto nível e qualidade”.
A filha de Iris Rezende, Ana Paula de Araújo Rezende, discursou em nome da família. “É com muita gratidão que recebo hoje, essa homenagem que tem um sentido muito especial, pois o meu pai ocupou a presidência desta Casa de Leis nos anos de 1964 e 1965”, lembrou. Ana Paula fez um breve relato de todo o trabalho realizado por Iris durante a sua trajetória política. “Meu pai trabalhou com coragem, eficiência e responsabilidade. Dedicou seus 87 anos por amor a população, pensando na qualidade de vida dos goianos e fez inúmeras benfeitorias que estarão marcadas para sempre na história de Goiás”, afirmou.
Já a denominação do novo auditório foi proposta por meio do projeto de resolução nº 965/22, pelo ex-deputado Humberto Aidar (MDB), hoje conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A Resolução nº 1.751/22, de 27 de junho de 2022, se encontra publicada no Diário Oficial da Alego. A iniciativa também é uma homenagem póstuma ao empresário natural do Rio Grande do Sul, mas goiano de coração.
“Um grande líder do setor agropecuário do estado de Goiás, Carlos Vieira se mudou para Rio Verde com a família no final da década de 80, quando Lissauer tinha nove anos. Carlos Vieira foi um homem íntegro, que contribuiu, grandemente, para o desempenho da agricultura goiana. Por tudo isso, a iniciativa expressa o sentimento de gratidão do povo goiano, legitimamente representado pela Alego, a um homem nobre e valoroso, cuja memória merece ser reverenciada por essa e pelas futuras gerações”, anotou Aidar.