Exposição “De-construcción” leva arte goiana para Cuba
Os artistas visuais Gerson Fogaça e Sandro Tôrres inauguram neste sábado (10/08), a exposição “De-construcción”, com trabalhos que exploram processos de desconstrução e reconstrução na arte contemporânea. A mostra, composta por 24 obras, muitas delas em grandes formatos, será realizada no Centro Provincial de Artes Plásticas y Diseño de La Habana, em Havana, capital de Cuba, e fica em cartaz até o dia 10 de setembro. No evento haverá também o lançamento de um catálogo exclusivo documentando esta colaboração artística.
O projeto é contemplado pelo Programa Goyazes, projeto do governo de Goiás, executado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e conta com curadoria de Dayalis Gonzáles Perdomo.
As obras de Fogaça e Tôrres equilibram a tensão entre figuração e abstração, criando uma narrativa visual rica e multifacetada. Imagens fragmentadas e dissolvidas evocam uma realidade incompleta e em constante transformação, convidando o espectador a construir suas próprias interpretações.
A desconstrução, como método filosófico, busca expor contradições e ambiguidades nos discursos e ideias, derrubando certezas e verdades. Na arte, manifesta-se desarticulando formas convencionais e reconstruindo-as de maneiras inesperadas e disruptivas. Este conceito é o núcleo das obras apresentadas, que exploram as possibilidades do meio pictórico e desafiam normas estabelecidas de representação.
Sobre os artistas
Gerson Fogaça tem em seu currículo importantes exposições nacionais e internacionais, incluindo as cidades de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Ele já expôs em países como Alemanha, México, Espanha, Bélgica, Argentina, Chile, França, Bolívia e Cuba. Recentemente, Fogaça expôs no MOCAA (Museu de Arte Contemporânea de Miami) e está com uma exposição em andamento na Cidade do México, no Centro Cultural Futurama. Para 2025, Fogaça tem exposições programadas em Miami, Espanha, Museu da República em Brasília, Galerias de Arte Orlando Lemos em Minas e Galeria Belizário em São Paulo.
Sandro Tôrres é graduado em Direito (UFG, 1990) e Artes Visuais (UFG, 1996), com mestrado em História da Arte (UFG, 2016), possui uma carreira plural, com incursões pela literatura, cinema, publicidade e TV. Seu currículo inclui dezenas de exposições individuais e coletivas, importantes seleções e premiações, e está presente em várias coleções no Brasil; sua formação o reputa como um dos artistas mais completos de sua geração, desempenhando profissionalmente as atividades de artista, curador, escritor e produtor. Ainda em 2024, abre exposição em São Paulo e, para 2025, projetos de mais exposições e do 3º livro do artista.
Leia também:
A arte de Isadora Vilela contra os hipopótamos insones de Zeca Baleiro
O post Exposição “De-construcción” leva arte goiana para Cuba apareceu primeiro em Jornal Opção.