Airbus avança em pesquisa com aviões movidos apenas com hidrogênio
A fabricante de aviões europeia de aeronaves Airbus está realizando testes com combustíveis para medir os impactos ambientais. A iniciativa está sendo conduzida pela subsidiária UpNext visa analisar a poluição de aviões movidos a hidrogênio. A ideia é comparar com outras alternativas, incluindo o atual querosene de aviação.
Nomeado como projeto Blue Condor, a pesquisa está na terceira fase. A iniciativa está testando voos de uma aeronave experimental movida a hidrogênio. No caso, o planador em questão é rebocado por outro até uma altitude de 10 mil metros.
Para monitorar a aeronave experimental, outro avião também é utilizado para coletar os dados. No caso, ele voa próximo e registra informações atmosféricas. Principalmente a respeito da formação de cristais de gelo, umidade, temperatura e as partículas geradas pela combustão do hidrogênio.
Com o primeiro voo do projeto realizado em novembro de 2023, a Airbus teve o primeiro voo da história movido exclusivamente a hidrogênio.
Embora o hidrogênio ofereça três vezes mais energia por quilograma do que o querosene de aviação, ainda há questões envolvendo as aeronaves atuais no mercado. Além de realizar um novo design para armazenar o combustível, q expansão de produção e de infraestrutura adequada também são essenciais para a viabilidade econômica.
A Airbus já projeta três modelos de aeronaves movidas a hidrogênio, com previsão de lançamento entre 2030 e 2035. A expectativa da fabricante é que esses aviões entrem em serviço a partir de 2035.
Leia também:
Pesquisa mostra que brasileiros se interessam muito por ciência, mas não a entendem
Caso ‘Brasil inabitável até 2070’ é um exemplo de péssima comunicação científica
O post Airbus avança em pesquisa com aviões movidos apenas com hidrogênio apareceu primeiro em Jornal Opção.