População idosa cresce mais de 200% em Goiás e inspira projeto gratuito de capacitação de cuidadores
O Brasil conta atualmente com 3,3 milhões de idosos que necessitam de cuidados especiais, segundo estudo da Unicamp. Apenas entre 2023 e 2024, quase 12 mil pessoas com mais de 60 anos morreram devido a acidentes domésticos, de acordo com o Ministério da Saúde — um número que poderia ser reduzido com medidas simples de adaptação e orientação adequada dos cuidadores.
Pensando nesse cenário e na sobrecarga que recai sobre as famílias, a Academia do Cuidar lança um curso gratuito de capacitação em cuidados domiciliares, voltado a famílias de baixa renda. A primeira turma terá 30 vagas, com aulas nos dias 17 e 18 de outubro e 7 e 8 de novembro. As inscrições estão disponíveis pelo telefone (62) 9876-8880 ou pelo site. Caso todas as vagas sejam preenchidas, será formado um banco de espera para turmas futuras.
O curso tem como objetivo capacitar cuidadores familiares para lidar com diferentes perfis de pessoas em situação de dependência, incluindo crianças com necessidades específicas, adultos em recuperação e, principalmente, idosos.
Exemplo da realidade do cuidado em casa é o caso de Vívia, que há 12 anos cuida do pai após um AVC que o deixou acamado. “Não é fácil, mas é uma escolha de amor. Eu e minha mãe aprendemos sozinhas, no dia a dia, a lidar com medicamentos, higiene, posicionamento e até com o impacto emocional de ver alguém que amamos tão dependente”, conta. Hoje, Vívia conta também com uma equipe multiprofissional que a auxilia.
Para José Francisco Figueiredo, gestor da Academia do Cuidar, a iniciativa representa uma oportunidade de transformação. “Teremos uma equipe multidisciplinar reunida, pois o curso é uma jornada de transformação para quem deseja cuidar com mais amor, técnica e propósito. Médicos vão orientar sobre imunização, higiene e compreensão de prescrições médicas; fisioterapeutas vão oferecer conhecimentos sobre fatores de risco e segurança; e psicólogos irão abordar os impactos emocionais do cuidado, como cansaço e situações de conflito”, explica.
A iniciativa integra a campanha Outubro Prateado, dedicada à valorização e ao protagonismo da pessoa idosa.
Leia também: Escola Academia do Cuidar lança curso exclusivo para cuidadores familiares
O post População idosa cresce mais de 200% em Goiás e inspira projeto gratuito de capacitação de cuidadores apareceu primeiro em Jornal Opção.