Pesquisa: ACM lidera pra governador da Bahia, mas com petista colado. Confira os números
O União Brasil contava como certo que ACM Neto seria eleito governador da Bahia na eleição de 4 de outubro de 2026 — daqui a 11 meses. Mas pesquisa do instituto Real Time Big Data mostra um quadro de empate técnico.
ACM Neto aparece com 40% das intenções de voto e o governador Jerônimo Rodrigues, do PT, tem 36%. O quadro é praticamente de empate técnico, considerando a margem de erro de três pontos percentuais (para mais ou para menos).
João Roma, do PL, tem 5%. O quarto colocado é Kleber Rosa, do PSOL, com 2%. João Carlos Aleluia aparece com 1%.
Os eleitores que vão votar em branco são 10% e 6% não opinaram.
Quando o nome de Bruno Reis, do União Brasil, é colocado na pesquisa, Jerônimo Rodrigues salta para primeiro, com 38%, e ACM Neto cai para 34%. (É evidente que Bruno Reis e ACM Neto, aliados, não serão candidatos. Ou melhor, só um deles, ACM Neto, vai postular o governo. Bruno Reis é o prefeito de Salvador.)
Com João Roma retirado da pesquisa, ACM Neto sobe para 43% e Jerônimo mantém 36%. Aleluia e Kleber Rosa aparecem com 2%.
O Real Time Big Data ouviu 1.200 eleitores, entre os dias 18 e 19 de setembro. A pesquisa, feita por telefone, tem nível de confiança de 95%.
Comentário: onde vermelha na Bahia?
Pode-se falar em onda vermelha na Bahia, com Jerônimo Rodrigues capitalizando o aumento da popularidade do presidente Lula da Silva, do PT?
Não se sabe exatamente o motivo, pois a pesquisa quantitativa só apresenta os números. Mas o governador, que andava fragilizado, melhorou seus índices. O motivo tanto pode ser local, como uma melhoria do governo, quanto nacional, a recente ascensão de Lula da Silva.
ACM pode ser, mais uma vez, vítima da onda vermelha? É cedo para uma avaliação peremptória. Há tempo para reação dos dois pré-candidatos — ACM Neto e Jerônimo Rodrigues. (E.F.B.)
O post Pesquisa: ACM lidera pra governador da Bahia, mas com petista colado. Confira os números apareceu primeiro em Jornal Opção.
