Honduras vai às urnas neste domingo; veja quem disputa a eleição
Honduras realiza neste domingo, 30, uma das eleições mais disputadas desde o retorno da democracia. As principais pesquisas indicam empate técnico entre Rixi Moncada (Libre), Nasry “Tito” Asfura (Partido Nacional) e Salvador Nasralla (Partido Liberal). A escolha definirá o sucessor da presidente Xiomara Castro.
Rixi Moncada (Libre)
Professora, advogada e nome apoiado pelo governo, Rixi Moncada, 60, foi juíza, magistrada, ministra de várias pastas e dirige órgãos públicos desde os anos 2000. Ligada ao ex-presidente Manuel Zelaya, do qual foi aliada mesmo após o golpe de 2009, apresenta-se como candidata da continuidade.
Moncada defende ampliar crédito, fortalecer a produção interna e iniciar uma reforma constitucional para alterar a estrutura do Judiciário. Adversários a acusam de práticas de nepotismo e a relembram de um caso de corrupção arquivado em 2010, acusações que ela nega.
Nasry “Tito” Asfura (Partido Nacional)
Aos 67 anos, o ex-prefeito de Tegucigalpa tenta pela segunda vez chegar à presidência. Empresário e político conservador, Asfura governou o Distrito Central por dois mandatos e construiu popularidade com obras de infraestrutura.
O Partido Nacional, porém, chega desgastado: seu último presidente, Juan Orlando Hernández, cumpre pena por narcotráfico nos EUA. Mesmo assim, Asfura recebeu apoio direto do presidente Donald Trump, que o chamou de “único amigo da liberdade em Honduras”.
O candidato responde a investigações por supostos desvios e lavagem de dinheiro, acusações que classifica como perseguição política. Diz defender “equilíbrio” e foca seu programa em emprego, educação e segurança.
Salvador Nasralla (Partido Liberal)
Apresentador de TV há mais de quatro décadas, Salvador Nasralla, 72, volta a disputar o pleito após duas tentativas, em 2013 e 2017, quando alegou fraude. Eleito vice de Xiomara Castro em 2021, renunciou ao cargo em 2024 para concorrer novamente.
Propõe restaurar o Estado de direito, combater a corrupção e reforçar instituições. Com formação em engenharia e administração, construiu carreira também como executivo da PepsiCo e como professor universitário. Nos anos 1990, tornou-se figura nacional ao comandar programas de TV e game shows.
“Minha casa é o Partido Liberal”, afirmou ao se filiar à sigla no ano passado.
Leia também
Com novas regras, eleições para diretores de escolas e CMEIs de Goiânia ocorrerão em dezembro
O post Honduras vai às urnas neste domingo; veja quem disputa a eleição apareceu primeiro em Jornal Opção.
