Добавить новость
ru24.net
World News
Апрель
2026
1 2 3 4 5 6 7 8 9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Cuba anuncia libertação de mais de 2 mil presos e cita ‘gesto humanitário’ em meio à pressão dos EUA

0

O governo de Cuba anunciou a libertação antecipada de 2.010 presos como parte de um indulto relacionado à Semana Santa. A medida, divulgada em nota oficial transmitida pela televisão estatal, foi classificada pelas autoridades como um “gesto humanitário e soberano”.

A decisão ocorre em um contexto de tensão diplomática com os Estados Unidos, que têm intensificado pressões políticas e econômicas sobre a ilha nos últimos meses. O anúncio também vem na esteira de uma flexibilização pontual do bloqueio energético, após autorização para a entrada de um petroleiro russo no país, que enfrenta uma crise no setor.

Segundo o governo cubano, o indulto contempla detentos que já cumpriram parte significativa da pena e apresentaram bom comportamento. Entre os beneficiados estão jovens, mulheres, idosos com mais de 60 anos, além de estrangeiros e cubanos residentes no exterior. Também foram considerados critérios como condições de saúde.

A medida, no entanto, exclui condenados por crimes considerados de maior gravidade. Não serão beneficiados presos por homicídio, crimes sexuais com violência, tráfico de drogas, roubo com uso de armas, corrupção de menores e reincidência criminal.

De acordo com o governo, esta é a quinta ação de indulto realizada desde 2011, período em que mais de 11 mil pessoas já foram libertadas por decisões semelhantes.

A nova rodada de libertações ocorre em meio à escalada de declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que voltou a adotar tom crítico em relação ao governo cubano e chegou a defender mudanças no regime político da ilha.

Aliada a isso, a relação de Havana com países como Rússia, China e Irã tem sido apontada por Washington como fator de preocupação estratégica. Autoridades norte-americanas classificam Cuba como uma ameaça regional, enquanto mantêm sanções e restrições econômicas.

Em março, o governo cubano já havia anunciado a libertação de 51 presos, em um gesto interpretado como tentativa de aproximação com o Vaticano, que historicamente atua como mediador em diálogos entre Havana e Washington.

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, confirmou recentemente que há conversas em andamento com os Estados Unidos, embora sem detalhar o conteúdo das negociações.

Do lado norte-americano, o secretário de Estado Marco Rubio reforçou críticas ao modelo político e econômico cubano, afirmando que mudanças estruturais seriam necessárias para uma eventual recuperação do país.

Leia também

O “outro” lado de Cuba: rodovias, turismo, trabalho e o respeito às mulheres

O post Cuba anuncia libertação de mais de 2 mil presos e cita ‘gesto humanitário’ em meio à pressão dos EUA apareceu primeiro em Jornal Opção.




Moscow.media
Частные объявления сегодня





Rss.plus
















Музыкальные новости




























Спорт в России и мире

Новости спорта


Новости тенниса