Добавить новость
ru24.net
World News
Апрель
2026
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Dia do Beijo expõe riscos do mau hálito e da transmissão de doenças pela saliva

0

Celebrado nesta segunda-feira, 13, o Dia do Beijo chama atenção não apenas para o afeto, mas também para os cuidados com a saúde bucal. Especialistas alertam que o mau hálito, além de causar constrangimento, pode indicar desequilíbrios na cavidade oral e facilitar a transmissão de doenças por meio da saliva.

Em cerca de 90% dos casos, a halitose tem origem na própria boca, principalmente pelo acúmulo de resíduos e bactérias. A chamada saburra lingual, camada esbranquiçada que se forma sobre a língua, é uma das principais causas do odor desagradável, geralmente associada à higienização inadequada.

Segundo a cirurgiã-dentista Bruna Conde, membro da Associação Brasileira de Halitose, a maioria dos quadros pode ser controlada com cuidados básicos. “Na maioria dos casos, o mau hálito tem origem na própria boca, principalmente pelo acúmulo de bactérias na língua e entre os dentes. Com uma rotina adequada de higiene, é possível evitar situações constrangedoras”, afirma.

Além do desconforto social, o beijo pode facilitar a transmissão de doenças. Entre as mais comuns estão a mononucleose infecciosa e o herpes labial. Em situações com lesões na boca, também há risco de contágio por sífilis, além de problemas como gengivite e candidíase oral.

A recomendação é manter uma rotina rigorosa de higiene, com escovação adequada, uso diário de fio dental e limpeza da língua. Consultas regulares ao dentista também são consideradas essenciais para prevenir complicações e garantir a saúde bucal.

Sinais como gosto ruim persistente, sangramento nas gengivas, inchaço ou feridas recorrentes devem servir de alerta. Com cuidados simples, é possível evitar riscos e garantir que o beijo continue sendo associado ao bem-estar.

Leia também

Com beijo grego, Johnny Massaro protagoniza cena de sexo em série nacional

O post Dia do Beijo expõe riscos do mau hálito e da transmissão de doenças pela saliva apareceu primeiro em Jornal Opção.




Moscow.media
Частные объявления сегодня





Rss.plus
















Музыкальные новости




























Спорт в России и мире

Новости спорта


Новости тенниса