10 coisas que os homens podem fazer para apoiar o feminismo
Você pode simplesmente votar em mulheres nas próximas eleições.
Um grande passo para apoiar a luta das mulheres por equidade é ouvir as mulheres.
Um ato machista pouco falado é a interrupção da fala de uma mulher. Às vezes pode ser que você tenha esse hábito com todas as pessoas, agora, quando acontece com mulheres é pior, porque por muitos séculos era absolutamente comum calar o sexo feminino.
Esse post do Think Olga explica com mais detalhes quais são as formas que os homens usam para interromper a fala das mulheres.
leszekglasner / ThinkStok
Nas próximas eleições escolha candidatas mulheres.
Durante o lançamento da campanha “Igualdade na Política” em março de 2016, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Dias Toffoli, afirmou que o país precisa avançar na participação da mulher na política, tendo em vista que até países muçulmanos e no Irã, notórios pelo desrespeito aos direitos das mulheres, existe maior participação política feminina.
Na câmara dos deputados, só 9.94% das cadeiras são ocupadas por mulheres, e estados como Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba e Sergipe não contam com nenhuma representante mulher.
Neste post do Blogueiras Feministas você entende mais a importância de ter mais mulheres ocupando cargos públicos.
Se você optou por ter uma diarista ou empregada doméstica, pague, pelo menos, 25% a mais do que o valor de mercado.
Segundo levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 2008, há mais de 6 milhões de empregadas domésticas no Brasil (cerca de 16,7% das mulheres que trabalham).
Vale lembrar que até 2013, o serviço doméstico não era regulamentado, ou seja, essas mulheres que trabalham na sua casa não tinham nem direito aos benefícios que você e todos os outros trabalhadores têm. Esse post da Renata Corrêa e Srta. Bia explica porque a gente precisa refletir bastante sobre o papel dessas trabalhadoras nas nossas casas.
Procure então valorizá-las ao máximo, oferecendo um bom ambiente de trabalho e bom retorno financeiro. Uma opção é verificar quais materiais ela precisa para executar suas funções, elaborar junto a ela um escopo do trabalho e tentar pagar, pelo menos, mais 25% do que o salário do mercado. É importante lembrar que essas profissionais realizam tarefas pesadas e que você mesmo evita.
Jane_kelly / Getty Images
Sempre indique mulheres para vagas de emprego e, caso trabalhe com mais homens do que mulheres, questione seus superiores o porquê.
Em um levantamento feito pela Folha de S.Paulo, caso o ritmo continuasse como está, as mulheres só ganhariam o mesmo que os homens em 2085. Se falarmos proporcionalmente da ocupação de cargos de diretoria executiva então, seria mais longe ainda: só em 2126.
Estes dados mostram o quão importante é ter mulheres no mercado de trabalho. De novo, não estamos falando de igualdade, e sim equidade. Não precisamos apenas do mesmo número de mulheres em seu ambiente de trabalho. Precisamos de um número maior de mulheres do que de homens, para conseguir equilibrar as contas no futuro. Isso só acontece quando as pessoas que estão no ambiente de trabalho levantam essa questão.
Daj / Getty Images