11 fatos fascinantes sobre vaginas
Tirando o fato que elas literalmente nos dão VIDA.
Vaginas expandem durante o sexo.
O que faz sentido se alguma vez você já pensou "de jeito nenhum isso vai caber aqui"... e coube. Isso é chamado de elasticidade vaginal e é o que faz seu canal vaginal expandir para tornar a penetração mais confortável.
Quando você está excitada, o aumento na tensão muscular compele o útero para cima, proporcionando mais espaço para "trabalhar", de acordo com Debby Herbenick, Ph.D., autora do livro The Coregasm Workout. Muito legal.
Instagram: @bedsider / Via instagram.com
Sua vagina sabe quando você está no período fértil.
Caso não esteja utilizando contraceptivos hormonais, sua vagina a alertará sobre sua ovulação, quando a probabilidade de uma gravidez é maior. "Você perceberá uma grande quantidade de um muco meio líquido saindo dela", diz a dra. Alyssa Dweck, ginecologista e obstetra, coautora do livro V Is for Vagina. "A maior parte dessa secreção tem origem no cérvix, parte dela vem da vagina e ela pode ter um odor um pouco diferente do usual."
Nota: se você tiver um ciclo menstrual regular de 28 dias, a sua ovulação ocorrerá por volta do 14ª dia (14 dias após o primeiro dia da sua menstruação).
Instagram: @plannedparenthood / Via instagram.com
A vagina tem limpeza e regulação próprias.
Pense num forno autolimpante. "A vagina é um ecossistema incrivelmente equilibrado de bactérias, levedura e secreções", afirma a dra. Dweck. Ela também é ácida, o pH vaginal normal fica entre 3,8 e 4,5, o ideal para manter o equilíbrio das bactérias para uma boa saúde vaginal. Ironicamente, as duchinhas e os lenços umedecidos podem desregular o seu pH e te deixar mais suscetível a infecções e irritações.
Isso não significa que você não deva limpar a área externa — sua vulva —, mas basta usar água (caso precise usar um sabonete, assegure-se de que é um simples, não perfumado e com poucos ingredientes).Mais informações aqui. E caso note a ocorrência de um odor diferente, corrimento ou coceira, vá ao seu médico para descartar a probabilidade de infecção.
Vaginas fazem o seu próprio lubrificante.
Pouquíssimas partes do corpo podem se gabar disso. Quando você fica excitada, há um aumento do fluxo de sangue no órgão genital, o que causa a lubrificação. Essa lubrificação é oriunda principalmente das paredes vaginais, apesar de parte dela vir dos pequenos lábios e do muco cervical, afirma Herbenick.
(Tenha em mente que muitas coisas podem afetar sua capacidade de lubrificação — como contraceptivos, remédios para alergia, amamentação e a menopausa —, então não se preocupe se você tiver de comprar um lubrificante. Totalmente normal.)
Instagram: @look_at_this_pusssy / Via instagram.com