Você pode transformar sua casa em um lar temporário para animais
Sério, é uma das coisas mais deliciosas da vida ❤
O que é um lar temporário?
"O lar temporário é uma alternativa solidária para reduzir o número de animais abandonados e desabrigados". Essa explicação do site da APAD, Associação Protetora dos Animais Desamparado de Santa Catarina, resume super bem o que é o processo de adotar um animalzinho por um período de tempo específico.
Por que acolher animais temporariamente?
Existem muitos motivos para que as pessoas acolham temporariamente pets. Elas podem querer ajudar mas não podem se comprometer por muito tempo; querer mais bichos em casa mas não terem espaço para que eles tenham uma vida confortável por muito tempo ou simplesmente querer ajudar um dos 30 milhões de animais abandonados. Sim, segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que só no Brasil existam cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães abandonados.
Vale lembrar que nas ruas, esses animais transformam-se em focos de transmissão de doenças como a raiva, sarna e toxoplasmose.
Como funciona?
A forma mais fácil de fazer com que sua casa seja um lar temporário é com o suporte de uma ONG. Quase todas as organizações da área apoiam esse sistema, que ajuda a desafoga o espaço físico dos abrigos e ainda faz os animais felizes com o carinho de um lar.
Algumas ONGs também arcam com as despesas, porém, se o dono do lar temporário puder providenciar o que for necessário, melhor. Ah, algumas organizações pedem que os responsáveis assinem um termo de compromisso e também trocam os lares dos animais, para que os donos dos lares temporários não se apeguem muito aos bichos, dificultando o momento da adoção definitiva.
Qual a função de um lar temporário?
Para começar: tirar os animais das ruas ou ONGs e centros de tratamento animal público da sua cidade que vivem superlotados.
Em seguida, mas não menos importante, o lar temporário permite que o cachorro ou gato comece a se adequar à dinâmica de uma casa, ficando mais apto para a adoção. Em muitos casos os animais foram vítimas de maus tratos anteriores e podem ter traumas específicos e até medo de humanos, então essa estadia no lar temporário pode ser a diferença entre um lar definitivo e um abrigo para o resto da vida.