Tudo o que você precisa saber sobre a regra dos 5 segundos
PARE! Antes de comer esse salgadinho que caiu no chão, leia isto.
Todos fazemos isto — nem adianta negar.
Derrubou algumas batatas fritas? Um cookie? Uma rosquinha recém-saída do forno? Desde que a comida não tenha passado mais do que cinco segundos no chão, não há problema — certo?
NBC / Via wibblywobblywrackspurt.tumblr.com
Segundo a regra, se a comida ficar no chão por apenas alguns segundos, não acumulará uma quantidade de germes que a torne inapropriada para o consumo.
Mas... isso é verdade? Entramos em contato com o especialista em germes Charles Gerba, professor de microbiologia na Universidade do Arizona (EUA), para descobrir se realmente há um limite de tempo seguro para comer alimentos que caíram no chão.
Lofilolo / Getty Images / Via thinkstockphotos.com
A verdade: a comida absorve instantaneamente todos os germes do chão quando cai. Então a famosa regra é uma furada.
Os germes não esperam. No momento em que o alimento entra em contato com o chão, qualquer germe que esteja na área vai se transferir para a comida. Bactérias e vírus não pulam ou se movem, então não é como se eles estivessem lentamente subindo em um alimento no chão, aumentando de número a cada segundo.
"Inúmeros estudos demonstraram que a comida acumula a mesma quantidade de germes após cair no chão, quer tenha se passado 5 segundos ou 10 minutos", afirma Gerba.
Em resumo, a regra é mais psicológica do que científica.
Greg Williams / Pengo / Wikimedia Commons / Via en.wikipedia.org