Primeira Conferência Goiás de Preservação Audiovisual abre inscrições em Goiânia
Goiânia recebe pela primeira vez a Conferência Goiás de Preservação Audiovisual. O evento acontecerá nos dias 11 e 12 de setembro, na Vila Cultural Cora Coralina – Auditório João Bennio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site. (Clique aqui)
LEIA TAMBÉM
Goiânia recebe festival de cinema voltado para o público LGBTQIA+ neste fim de semana
Fica 2024 recebe mais de mil inscrições para premiações que chegam até R$ 35 mil
O projeto, que tem como objetivo debater a importância da preservação de filmes e obras em vídeo que fazem parte do patrimônio cultural do estado de Goiás, tem vagas limitadas. O número é limitado à capacidade do espaço onde será realizado o evento, que é de 50 pessoas.
Durante a programação, o público terá acesso a filmes dos anos 2000 que passaram pelo processo de digitalização, como “Watáu”, de Débora Torres; “Espreita”, de Eládio Garcia; “Anjo Alecrim”, de Viviane Louise; e o “O Filme que nunca existiu”, de Sérgio Valério.
A sessão desses filmes é uma parceria com o Projeto Cine Arquivo Goiás, que consiste na digitalização e tratamento de obras de realizadores goianos. Além destas obras e seus diretores, também foram convidados profissionais, estudiosos e técnicos em preservação audiovisual de vários estados brasileiros, que falarão sobre preservação do patrimônio audiovisual nacional, incluindo os diversos suportes de preservação e a necessidade e possibilidade de formação de profissionais habilitados para este trabalho.
Realizadores, produtores, diretores, docentes e pesquisadores também estarão presentes, para compartilhar conhecimentos e experiências sobre o tema. As mesas e debates tratarão dos conteúdos tanto no plano teórico quanto no plano técnico.
Uma parte da Conferência também será reservada para uma reunião da Rede Universitária de Acervos Audiovisuais – RUAAv, um espaço de troca e discussão sobre preservação audiovisual no âmbito das universidades, particularmente dos cursos de cinema, artes e comunicação.
“A preservação audiovisual é fundamental para conservar a memória e a cultura de um estado. Para pensar a produção fílmica do estado de Goiás e compreender melhor os modos de vida que deram origem ao que somos hoje, manter os filmes circulando é fundamental. Dessa maneira, surge a Conferência Goiás de Preservação Audiovisual e a expectativa é que ela inicie esse debate e promova a preservação dos documentos e da memória goiana”, explicou o organizador do evento Lucas dos Reis, que também integra a Comissão Científica do projeto.
Entre os palestrantes estão cineastas, documentaristas, professores de cinema, historiadores, roteiristas e escritores de Goiás, Distrito Federal , Rio de Janeiro e Ceará.
O post Primeira Conferência Goiás de Preservação Audiovisual abre inscrições em Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.