Justiça rejeita candidatura de Ozires (PT) em Novo Brasil e Gabriel concorre como candidato único
A Justiça Eleitoral rejeitou na quarta-feira, 2, o registro de candidatura a prefeito de Ozires Gomes de Freitas (PT), em Novo Brasil. Assim, o município no Oeste Goiano passa a ter candidato único, o prefeito Gabriel do Fabiano, do União Brasil.
Na sentença, a juíza Julyane Neves julgou procedentes as impugnações apresentadas pelos adversários de Ozires de Freitas, inscrito pela federação de PT, PC do B e PV. Segundo ela, houve intempestividade na solicitação de substituição do candidato José Gomes de Freitas (PT), que foi impugnado por não estar filiado no prazo prescrito pela lei.
O pedido de substituição foi realizado em 17 de setembro, um dia após o prazo legal estipulado — 20 dias antes das eleições. Tanto o PSD quanto a coligação Unidos por Novo Brasil (UNIÃO, MDB, PSD, PL) apresentaram impugnações, argumentando que o pedido de substituição ocorreu fora do prazo e não se tratava de falecimento do candidato original, a única exceção prevista na legislação para atrasos.
O candidato substituído só comunicou sua desistência ao partido no último dia do prazo. A federação encabeçada pelo PT alegou dificuldades técnicas com o sistema de registro de candidaturas, que teriam impedido a substituição dentro do prazo. No entanto, a juíza, apoiada por um parecer técnico, concluiu que não havia evidências de problemas técnicos.
Apesar de Ozires, que é sobrinho de José Gomes, atender às condições de elegibilidade e estar devidamente documentado, a Justiça decidiu não aceitar o pedido devido à apresentação fora do prazo, julgando procedentes as impugnações e rejeitando o registro da candidatura.
O post Justiça rejeita candidatura de Ozires (PT) em Novo Brasil e Gabriel concorre como candidato único apareceu primeiro em Jornal Opção.