Добавить новость
ru24.net
World News in Portuguese
Октябрь
2024

Aeroporto de Porto Alegre volta a funcionar na segunda-feira

0

Após mais de cinco meses fechado devido aos danos provocados pelas intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul entre abril e maio deste ano, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está preparado para retomar suas operações. A partir da próxima segunda-feira, 21, o terminal voltará a receber voos nacionais. A interrupção das operações se deu depois que aproximadamente 75% da pista ficou submersa, e a água invadiu o terminal, tornando qualquer atividade inviável.

Nesta sexta-feira, 18, o governo federal realizou um evento simbólico para a reabertura do aeroporto, mas os voos comerciais só serão retomados oficialmente na segunda-feira. Para garantir que as operações voltem à normalidade, o governo federal disponibilizou R$ 426 milhões, quantia necessária para que a concessionária Fraport Brasil, responsável pela administração do aeroporto, realizasse os investimentos e as reparações dentro do prazo exigido.

Primeiros voos e expectativas de crescimento

Com a reabertura, o Salgado Filho contará com 71 pousos e decolagens programados para o primeiro dia de operações, número que deve aumentar gradualmente nas próximas semanas, chegando a 122 em novembro. As companhias aéreas já estão com as passagens à venda.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, garantiu que, até o Natal, o aeroporto estará funcionando em sua totalidade. “Antes do Natal, o aeroporto estará 100% funcionando, [inclusive] com voos internacionais”, afirmou o ministro em um vídeo publicado nas redes sociais.

As rotas inicialmente confirmadas incluem destinos como Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Em novembro, estão previstas novas conexões para Curitiba (PR), Pelotas (RS), Santa Maria (RS), Santo Ângelo (RS) e Uruguaiana (RS). Para dezembro, voos internacionais para a Cidade do Panamá (Copa Airlines) estarão disponíveis, e em janeiro de 2025, estão programadas rotas para Buenos Aires (Aerolineas Argentinas), Lima (Latam) e Santiago (Latam).

Obras e funcionamento parcial

Embora o aeroporto esteja retomando suas atividades, parte das instalações continua em obras. Inicialmente, o terminal funcionará das 8h às 22h, o que permitirá que os serviços de reparo e manutenção ocorram durante a noite. Essa limitação temporária afeta também a extensão da pista: dos 3,2 mil metros da pista principal, apenas 1.730 metros estarão disponíveis para pousos e decolagens neste primeiro momento. Além disso, apenas seis posições de embarque direto (fingers) e uma remota estarão operacionais, enquanto os trabalhos continuam.

O processo de check-in, despacho de bagagens, embarque e desembarque de passageiros será realizado temporariamente na área internacional do aeroporto, com acesso pelas portas 5 e 6 do segundo piso. A Fraport Brasil já confirmou que os primeiros estabelecimentos da praça de alimentação voltarão a funcionar na próxima semana, contribuindo para o conforto dos passageiros que utilizarem o terminal durante esse período de reabertura gradual.

A previsão da concessionária é que toda a pista seja recuperada até o dia 16 de dezembro, quando os primeiros voos internacionais devem ser restabelecidos.

Leia também:

Brasil tem dois aeroportos entre os melhores do mundo, confira quais são

Primeiras imagens: Aeroporto de Porto Alegre após limpeza concluída

O post Aeroporto de Porto Alegre volta a funcionar na segunda-feira apareceu primeiro em Jornal Opção.




Moscow.media
Частные объявления сегодня





Rss.plus




Спорт в России и мире

Новости спорта


Новости тенниса
Australian Open

Джокович рассказал об отравлении в Австралии в 2022 году






Власти Москвы: в МТШ более 4 тыс инженеров обучились редким специальностям

Экс-футболист "Спартака" Ловчев не верит в то, что команда выиграет РПЛ

Источник 360.ru: а юго-востоке Москвы три человека получили травмы из-за ДТП

Доктор Мясников назвал болезни, которые не нужно лечить