“Estou morrendo”: Pepe Mujica anuncia fim de tratamento contra câncer
O ex-presidente do Uruguai e figura política simbólica da esquerda latina, José ‘Pepe’ Mujica, anunciou, nesta quinta-feira, 9, que o câncer contra o qual lutava se espalhou para o fígado e os tratamentos foram interrompidos. Ao jornal “Búsqueda”, ele disse que “Estou morrendo. O que peço é que me deixem em paz. Que não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo já terminou. Sinceramente, estou morrendo, e o guerreiro tem direito ao seu descanso”.
Mujica foi diagnosticado com câncer de esôfago em maio do ano passado. O ex-presidente passou por cirurgia no final do mesmo ano, mas não foi o suficiente para conter o avanço do tumor. Apesar da saúde fragilizada, o político participou ativamente da campanha de Yamandú Orsi, que foi eleito novo mandatário do Executivo Uruguaio.
“O câncer no esôfago está colonizando meu fígado. Não consigo pará-lo. Por quê? Porque sou um idoso e porque tenho duas doenças crônicas. Não posso fazer nenhum tratamento bioquímico nem cirurgia porque meu corpo não aguenta”, resumiu Mujica ao veículo uruguaio.
Legado
O líder do Movimento de Participação Popular (MPP) afirmou que, considerando a eleição de Orsi, ele pode partir “tranquilo e agradecido”, pois estaria “orgulhoso” do que ajudou a construir.
Apesar da sua participação na campanha, Mujica nega qualquer intenção de compor o governo do presidente que toma posse em 1° de março. “Não pretendo saber de nada nem quero ver nada, porque o pior que existe é montar um governo”, resumiu o ex-presidente.
“O que me entristece é que inventam teorias de que eu estou por trás de cada movimento de Orsi. Não é verdade. Eu não vejo Orsi desde o dia que ganhou as eleições. Veio me ver naquela manhã e nunca mais falei com ele”, afirmou ao Búsqueda.
Apesar das dificuldades enfrentadas pela esquerda na América Latina, Mujica compartilha saldo positivo no Uruguai: “Meus companheiros conseguiram o que a minha geração não conseguiu. Veja as eleições que tiveram! Agora terão 9 senadores e 36 deputados. Realmente impressionante”.
Atualmente Mujica não tem atuação ativa na política nacional uruguaia.
O post “Estou morrendo”: Pepe Mujica anuncia fim de tratamento contra câncer apareceu primeiro em Jornal Opção.