Terremoto na Rússia provoca erupção do maior vulcão da Eurásia
Um terremoto de magnitude 8,8 sacudiu a península de Kamtchatka, no extremo leste da Rússia, na madrugada desta quarta-feira, 30, horário local (manhã no Brasil) e provocou a erupção do Kliutchevskoi, o maior e mais ativo vulcão da Eurásia. O abalo sísmico, um dos mais fortes já registrados, desencadeou tsunamis com ondas de até cinco metros e gerou alertas em toda a costa do Pacífico, atingindo países como Japão, Indonésia, Filipinas, México, Colômbia, Equador e os estados norte-americanos do Alasca, Havaí e Califórnia, além do Canadá.
As primeiras informações sobre a erupção foram divulgadas pela agência estatal russa RIA. “Lava quente foi avistada descendo pela encosta oeste. Forte brilho sobre o vulcão, explosões”, informou o Serviço Geofísico Unificado da Academia de Ciências da Rússia por meio do Telegram. Ainda não há relatos de vítimas.
O monte Kliutchevskoi, também conhecido pela forma gramatical completa Kliutchevskaia Sopka, tem 4.750 metros de altitude e atividade vulcânica documentada desde 1697. Estima-se que ele tenha se formado há cerca de 7 mil anos. Trata-se de um estratovulcão, tipo cônico que se forma a partir da sedimentação sucessiva de magma solidificado, cinzas e pedras vulcânicas. É o mesmo tipo do Eyjafjallajökull, cuja erupção em 2010 paralisou o tráfego aéreo europeu por semanas.
Mesmo sendo uma área remota e pouco habitada, Kamtchatka atrai aventureiros e turistas em busca de trilhas e paisagens vulcânicas. O entorno do Kliutchevskoi é relativamente preparado para esse fluxo, com cabanas de madeira e áreas de acampamento, mas o acesso à base do vulcão é limitado por regras que impedem a aproximação sem autorização especial a menos de 5 km.
O tremor desta quarta-feira foi tão intenso que entrou para a lista dos dez maiores terremotos já registrados no planeta, ocupando a sexta posição. Curiosamente, a mesma região já havia sido atingida por um sismo de magnitude semelhante em 1952.
Leia também:
Hospital Municipal George Hajjar é reinaugurado em Anápolis com unidade reestruturada
Terremoto de 8,8 provoca tsunami na Rússia e gera alertas em países banhados pelo Pacífico
O post Terremoto na Rússia provoca erupção do maior vulcão da Eurásia apareceu primeiro em Jornal Opção.