Quatro escolas públicas de Goiás estão entre as 50 melhores do Enem 2024
Goiás emplacou quatro escolas públicas no ranking das 50 instituições com as maiores notas entre as que não realizaram seleção de estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O levantamento, realizado pelo jornal O Globo, coloca as cidades de Goianápolis, Itapaci, Morrinhos e Anápolis entre as referências em desempenho acadêmico no país.
A Escola Estadual Joaquim Soares da Silva, em Goianápolis, ficou entre as 15 melhores do Brasil, liderando o desempenho goiano, seguida pelo Centro de Ensino em Período Integral Santa Terezinha, em Itapaci, na 43ª posição. Na sequência aparecem o Centro de Ensino em Período Integral Sylvio De Mello, em Morrinhos, em 45º, e o Centro de Ensino Gomes de Souza Ramos, em Anápolis, que ocupa a 48ª colocação.
Os resultados do ranking foram calculados a partir da média das notas obtidas pelos alunos de escolas públicas no Enem. A unidade de Goianápolis, que ficou em primeiro lugar em Goiás, registrou nota média de 603,80 pontos. Itapaci conquistou 585,20 pontos, enquanto Morrinhos e Anápolis obtiveram 584,90 e 584,32 pontos, respectivamente. Para efeito de comparação, a pontuação máxima do Enem é de 1.000 pontos.
O levantamento também evidencia a concentração de instituições de alto desempenho em estados como Rio Grande do Sul, com 12 escolas na lista, São Paulo, com oito, e Paraná, com sete. No Rio de Janeiro, apenas três escolas aparecem entre as 50 primeiras.
Apesar de o Enem não ter como objetivo principal avaliar escolas, os resultados do exame funcionam como um indicador do preparo dos estudantes para o ensino superior, já que o teste é a principal porta de entrada para universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni) em instituições privadas.
Os dados divulgados em 2024 mostram um cenário de avanço para a rede pública. De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sistematizadas em relatório da plataforma SAS Educação, a média nacional dos alunos de escolas públicas subiu de 511 para 514 pontos em um ano, um crescimento de 0,63%. Esse patamar é 34 pontos superior ao registrado há sete anos, quando a média era de 480 pontos. Por outro lado, a rede privada apresentou ligeira queda de 607 para 605 pontos..
Embora o avanço seja significativo, o ranking nacional ainda é dominado por escolas públicas que realizam seleção de estudantes. Instituições federais, como colégios de aplicação ligados a universidades, e escolas militares, como o Colégio Naval, no Rio de Janeiro, figuram entre os primeiros lugares devido à exigência de provas ou à destinação para grupos específicos, como filhos de militares.
Leia também:
Escolas públicas de Goiás retornam às aulas nesta segunda-feira, dia 4
Goiânia tem três escolas entre as 100 com maiores médias do Enem 2024
O post Quatro escolas públicas de Goiás estão entre as 50 melhores do Enem 2024 apareceu primeiro em Jornal Opção.