Poço Bumerangue: BP descobre petróleo na Bacia de Santos com 313 km²
A britânica British Petroleum (BP) anunciou a descoberta do maior reservatório de petróleo da empresa em 25 anos, no pré-sal da Bacia de Santos, litoral do Rio de Janeiro. O poço Bumerangue se localiza em águas profundas na Bacia de Santos, a 404 km da costa do Rio de Janeiro, a uma profundidade de 2.855 metros.
De acordo com o vice-presidente executivo de Produção e Operações da BP, Gordon Birrell, a perfuração prospecção atravessou uma coluna de hidrocarbonetos (compostos orgânicos) em um reservatório no pré-sal “de alta qualidade” com extensão superior a 300 km² ─ área similar a extensão da cidade de Fortaleza (313 km²). A companhia informou que os primeiros resultados de análise na sonda indicam níveis elevados de dióxido de carbono (CO₂), um dos gases causadores do efeito estufa, quando liberado na atmosfera. A empresa fará novas avaliações para caracterizar melhor o potencial do bloco Bumerangue.
Ex-presidente da Petrobras, o especialista em energia Jean Paul Prates publicou na rede social X (antigo Twitter) que a descoberta relevante da BP depende do teor de CO₂ para se mostrar viável. “No pré-sal, o teor de CO₂ é determinante para a viabilidade técnica e econômica. Em Libra, com 40% de CO₂, a produção é possível. Em Júpiter, com 80%, o projeto está parado até hoje”, apontou, se referindo a dois campos operados pela Petrobras. Prates explica que a produção com alto CO₂ exige separação, reinjeção ou uso comercial, o que depende de tecnologia e mercado. “Vamos torcer para que o gás de Bumerangue esteja mais próximo de Libra que de Júpiter. Mas, por enquanto, é cedo para celebrar”, escreveu.
Prates considera que a descoberta de Bumerangue mostra que o pré-sal segue sendo competitivo e relevante globalmente. “Mas precisamos de estabilidade regulatória, visão estratégica e política pública para transformar potencial em produção”. O pré-sal, reservatórios de 5 mil a 7 mil metros de profundidades, são a principal fonte de petróleo conhecida no país, responsáveis por 78,8% de toda a produção, segundo dados mais recentes (junho) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão regulador da indústria do petróleo, vinculado ao Ministério de Minas e Energia.
O post Poço Bumerangue: BP descobre petróleo na Bacia de Santos com 313 km² apareceu primeiro em Jornal Opção.