Mabel fala que prioridade é melhorar os serviços do Imas, mas projeto de reestruturação não tem previsão de ser enviado para Câmara
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), falou durante coletiva de entrega de contêineres na Região da 44, neste sábado, 9, sobre as novas prioridades do Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (Imas) após a saída do ex-vereador Paulo Henrique da Farmácia (Solidariedade) recondução de Gardene Fernandes Moreira ao comando da autarquia. Segundo o prefeito, a motivação da substituição é política, tendo em vista que o agora ex-presidente do instituto quer se candidatar nas eleições de 2026.
Mabel ainda apontou que a prioridade do Imas, nesse momento, é atender o usuário da melhor forma possível, reajustar a tabela de serviços com os fornecedores e reajustar a taxa para os servidores públicos. O prefeito disse que para alguns servidores a taxa irá aumentar e para alguns diminuir. “A prioridade é atender o usuário, porque nós não estamos atendendo como devemos. Nós já melhoramos, mas ainda está muito aquém do que pode ser feito”, pontuou o prefeito. E continuou: “As tabelas estão muito altas, estamos modificando, processos sem auditoria… Uma série de coisas que arrumamos, mas precisamos fazer isso de forma mais profissional”, comentou.
Sobre o projeto de lei de reestruturação do Imas, explicou que será apresentado no momento certo, quando os devidos levantamentos forem finalizados. Mas conforme apurou a reportagem, já é sabido que o prefeito precisa definir o novo nome do instituto e escolher entre seis cenários para a nova cobrança dos titulares.
“Ainda não tem uma data definida, vamos apresentar o projeto de lei [à Câmara] quando os devidos levantamentos forem feitos”, afirmou. “Há uma série de medidas que precisam ser implementadas, e estamos organizando esse processo. Estamos na fase final de contratação de um profissional especializado na área, para que possamos conduzir o Imas da forma profissional”, disse o gestor municipal.
Mabel ainda comentou sobre o fato de os valores praticados na tabela de serviços estarem muito altos. Ele disse que, primeiro, houve a necessidade de baixar esses valores para que o serviço continue sendo prestado. Logo depois, falou que a necessidade de aumentar os valores pagos pelo servidor se dá pelo motivo que o cidadão não quer pagar o plano de saúde deles, e os valores cobrados não correspondem ao custo do serviço.
Um interlocutor falou ao Jornal Opção, de forma mais contundente, que os valores pagos pelos servidores estavam muito abaixo dos praticados pelo mercado. Isso estava impossibilitando a plena prestação dos atendimentos médicos, bem como outros serviços afins. Nesse sentido, o interlocutor apontou que o objetivo do Imas, nesse momento, é reduzir gastos, economizar, para adaptar à realidade, uma vez que o serviço médico, no geral, está ficando cada vez mais caro.
Por fim, contou de forma hipotética que um serviço de ambulância, por exemplo, que foi requisitado de um local muito distante (fora de Goiânia), pode ser maior que o valor pago quase que o ano todo por esse usuário. Logo, em seu entendimento, há uma necessidade de reajustar os valores.
Exoneração
Sandro Mabel exonerou o presidente do Imas, Paulo Henrique da Farmácia. A decisão foi oficializada por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira, 8. Para assumir o comando da autarquia, foi nomeada a servidora Gardene Fernandes Moreira. Paulo Henrique, ex-vereador, já havia ocupado a presidência do Imas anteriormente, em 2016.
Sua substituta, Gardene Moreira, possui ampla experiência na gestão pública, tendo atuado por 15 anos em diferentes ministérios do governo federal, além de integrar o Secretariado Executivo do próprio Imas.
Entrega de contêineres
Mabel, entregou 39 contêineres para reforçar a limpeza e a organização do descarte de resíduos na Região da Rua 44, no Zoológico de Goiânia e na Vila Canaã. A ação integra parceria da Prefeitura de Goiânia com o Consórcio Limpa Gyn, sem custos para o município. Os contêineres têm dois metros de comprimento, um metro de largura e capacidade para mil litros.
Durante a entrega na Região da 44, o prefeito destacou que a ação é mais um passo no processo de organização da área, que já passou por reestruturação no comércio de rua. “Estamos colocando contêineres novos para que o lixo seja depositado corretamente durante todo o dia, mantendo a região limpa e arrumada. Essa área era desorganizada, mas hoje vemos feirantes e clientes satisfeitos, com vendas melhores e um ambiente mais agradável”, afirmou Sandro Mabel.
Leia também: Com fraudes no Detran-GO e placas falsas, criminosos movimentam mercado ilegal de veículos usados
O post Mabel fala que prioridade é melhorar os serviços do Imas, mas projeto de reestruturação não tem previsão de ser enviado para Câmara apareceu primeiro em Jornal Opção.