Presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi planeja ser candidato a deputado federal
Com destacada atuação na Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), o empresário Marcelo Baiocchi — dos ramos imobiliário e cosmético — planeja disputar mandato de deputado federal em 2026, daqui a um ano e um mês.
Marcelo Baiocchi está conversando com deputados estaduais e federais e empresários em busca de orientação. A todos pergunta se avaliam que tem viabilidade eleitoral.
Numa conversa com dois ex-deputados federais, Marcelo Baiocchi mostrou-se bastante animado com a possibilidade de ser candidato.
Para disputar mandato, Marcelo Baiocchi terá se filiar até março de 2026. Ou seja: tem sete meses para escolher um partido e começar a trabalhar. Porque tem de começar a trabalhar logo, articulando bases e conquistado apoios no Estado. Dadas as emendas generosas, é muito difícil derrotar um deputado federal.
Marcelo Baiocchi deverá se filiar em qual partido? Não está definido. O empresário mantém bom relacionamento com o senador Vanderlan Cardoso, do PSD. Os dois são amigos. Há quem postule que o Republicanos está de olho em seu passe político. Mas há conversas também com o PL do senador Wilder Morais e do deputado federal Gustavo Gayer.
Até pouco tempo, Marcelo Baiocchi era filiado ao União Brasil. Portanto, não será surpresa se for candidato pelo UB ou mesmo pelo MDB. Ele mantém relacionamento cordial com o vice-governador Daniel Vilela, presidente do MDB e pré-candidato a governador.
Um jornalista, amigo do presidente da Fecomércio, é peremptório: “Marcelo será candidato a deputado federal na base do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela, numa articulação do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, de quem é amigo há anos. Um grupo forte de empresários quer vê-lo na Câmara dos Deputados”. (E.F.B.)
O post Presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi planeja ser candidato a deputado federal apareceu primeiro em Jornal Opção.