Добавить новость
ru24.net
World News in Portuguese
Январь
2026
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Ciência consegue reverter o tempo de uma partícula de fóton, e prova que viajar no tempo é possível

0

No mundo quântico, a viagem no tempo já é realidade. Cientistas conseguiram “rebobinar” o estado
de uma partícula, fazendo com que ela voltasse a um momento anterior. E acredite, isso foi feito no
mundo real. Pesquisadores da Academia austríaca de Ciências e da Universidade de Viena criaram um “interruptor quântico” capaz de inverter o tempo de um único fóton usando cristais especiais. O experimento mudou o estado quântico da partícula para como ela era antes, sem destruí-la.

Na prática, é como apertar um botão de “voltar” em um vídeo, mas na própria realidade da partícula. Isso significa que, no futuro, computadores quânticos poderão corrigir erros ao voltar o sistema para seu estado anterior sem que ele entre em colapso.

Nos bastidores da física quântica, o “tempo” não é tão rígido quanto o que vivemos no mundo macroscópico. Por isso, manipular estados quânticos pode , teoricamente, abrir portas para correções, simulações e até viagens temporais controladas.

Isso significa que está aberta a temporada de viagem no tempo? Para humanos ainda não, já que
seria necessário tempo e energia absurdos para que essa transição pudesse acontecer. Mas a tecnologia avança rápido demais para ignorar. Hoje é um fóton. Amanhã…quem sabe?

Esta é a estranha realidade da Relatividade Especial de Eisntein. O tempo não faz o mesmo efeito
para todos, ele dobra, estica e depende inteiramente de como você está se movendo no espaço.

Para nós aqui na Terra, o tempo parece linear com horas, minutos e segundos constantes, mas em
escalas cósmicas, movendo-se perto da velocidade da luz ou experimentando gravidade intensa, o tempo flui de forma diferente. O que é “agora” pra você pode ser “mais tarde”ou “mais cedo” para outra pessoa. É como se o Universo tivesse cosido o tempo a ponto de transformá-lo em um tecido vivo flexível, não fixo.

A parte mais assustadora desse experimento, em Viena, é que está provado que, de fato, não há “verdade” universal de quando as coisas ou algo acontecem. A realidade de tudo depende de onde
você está. O presente não é linear. Passado, presente e futuro dividem o mesmo espaço na linha do
tempo. Einstein estava certo, o Universo não é formado apenas pelo “agora”.

O entrelaçamento quântico liga duas partículas tão profundamente que o estado de uma afeta instantaneamente a outra mesmo através de grandes distâncias. E isso acontece em um bilionésimo de um bilionésimo de segundo. Usando pulsos de laser ultrarrápidos e simulações avançadas, os cientistas capturaram a “hora de nascimento” do entrelaçamento enquanto os elétrons estavam entusiasmados e ionizados. Isso mostra que a junção de duas partículas acontece em tempo real no mundo quântico.
Agora sabemos que o entrelaçamento, um dos processos mais rápidos da natureza, tem uma linha do tempo.

Ainda estamos longe de colocar uma pessoa em uma máquina do tempo, mas este é o primeiro experimento real que reverter o relógio de uma partícula é possível. Quem sabe daqui algumas décadas poderemos dar um “rewind” na nossa própria vida.

O post Ciência consegue reverter o tempo de uma partícula de fóton, e prova que viajar no tempo é possível apareceu primeiro em Jornal Opção.




Moscow.media
Частные объявления сегодня





Rss.plus
















Музыкальные новости




























Спорт в России и мире

Новости спорта


Новости тенниса