Добавить новость
ru24.net
World News in Portuguese
Январь
2026
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

União machadiana

0

Professor Murilo Amaral ao Professor Carlos André

Era uma bela manhã de sol na capital goiana e eu caminhava, descontraidamente, pela avenida T-63, quando vi, do outro lado da calçada, o grande professor Carlos André. Não me contive e fui cumprimentá-lo, na expectativa de tirar uma foto com quem eu considerava uma celebridade da Língua Portuguesa. Para minha surpresa, no momento em que se seguiu ao meu cumprimento, o professor Carlos André me olhou, disse meu nome, Murilo Amaral, e acrescentou as seguintes palavras: “Admiro muito o seu trabalho como professor nas redes sociais com a divulgação de conteúdos de Língua Portuguesa e Redação”. Eu, um jovem de então 26 anos, havia chamado atenção de um dos maiores ícones da educação do Estado de Goiás. Fiquei encantado com a sua postura humilde e sua conversa profundamente educada, com um rigor intelectual invejável. Trocamos nossos contatos, professores como nós, dedicados ao ensino de excelência, tinham de manter um diálogo profícuo.

E não demorou muito, pois, na mesma semana, recebi uma ligação do professor Carlos André para ser seu sócio no Instituto que leva seu nome, para coordenar as turmas de Língua Portuguesa e Redação para Ensino Médio. A vida será mesmo cheia de coincidências? Ou aquele encontro no setor Bueno terá sido realmente fortuito, ao acaso? Os mais céticos dirão que sim, mas contra todo o ceticismo, tenho mais coincidências para mostrar que os astros realmente tinham se alinhado para que consolidássemos nossa parceria. A começar pelo método de ensino. Quando fizemos nossa primeira reunião sobre a estruturação do nosso curso de Redação, vimos que a nossa didática é exatamente a mesma, isto é, que partimos da qualidade textual dos nossos alunos e a aprimoramos, diferentemente do que vemos em tantas escolas que ainda hiperfocam os defeitos do texto do aluno. Nós partimos do pressuposto de que o aluno sempre tem algo a dizer, ele só precisa compreender qual a melhor forma enunciar, e esse é o nosso papel, o papel do professor.

E se os mais céticos, elogiosamente, quiserem supor que isso não é uma coincidência, afinal, professores com resultados tão positivos e inúmeras aprovações deveriam ter métodos semelhantes mesmo, tenho de trazer uma última prova. Nós dois, eu e o professor Carlos André, somos leitores aficionados de Machado de Assis, e o nosso livro preferido é o mesmo: “Memórias póstumas de Brás Cubas” (1881). Porém, aqui entra uma diferença: cada um sabe, de cor, um trecho distinto da obra, eu o prólogo, ele o primeiro capítulo. Ainda bem! Se até nisso fôssemos iguais, seria possível que nos confundissem nas ruas. Se somos, assim, tão parecidos é porque podemos nos unir e dobrar nossas potencialidades, para trazer a nossos estudantes não apenas a aprovação – isso é o mínimo que fazemos –, mas também a intelectualização profunda. No Instituto Carlos André, nossos alunos tornam-se verdadeiros intelectuais, capazes de compreender com criticidade a realidade e, somente assim, tornam-se transformadores da nossa sociedade, fazendo de Goiás um Estado cada vez melhor para os goianos.

Leia também: Professor Carlos André explica principais dúvidas da língua portuguesa e alerta: “Goiânia é a pior capital do Brasil em leitura”

O post União machadiana apareceu primeiro em Jornal Opção.




Moscow.media
Частные объявления сегодня





Rss.plus
















Музыкальные новости




























Спорт в России и мире

Новости спорта


Новости тенниса