Добавить новость
ru24.net
World News in Portuguese
Февраль
2026
1 2 3 4 5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

0

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulgou a nova incidência de câncer no Brasil, nesta quarta-feira, 4, no Dia Mundial do Câncer. O triênio até 2025 eram de 704 mil casos e a nova previsão entre 2026 e 2028 saltou para 781 mil casos. Esses números refletem o envelhecimento da população ligados a desigualdades regionais e desafios à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento rápido.

O câncer se aproxima das doenças cardiovasculares como principal causa de morte no país. Entre os homens, os cinco tipos de câncer mais comuns são próstata (30,5%), cólon e reto (10,3%), pulmão (7,3%), estômago (5,4%) e cavidade oral (4,85).

Segundo o Chefe do Serviço de Cabeça e Pescoço do Araújo Jorge – Hospital de Câncer, José Carlos de Oliveira uma das maiores preocupações em Goiás tem sido o aumento do câncer de colo do intestino. “Cresceu muito o de colo, principalmente, entre as mulheres. Esse é um sinal de alerta, que a população como um todo precisa ter sobre a importância de uma alimentação mais saudável”, explica o oncologista.

Sobre os aumentos nos índices, José Carlos de Oliveira, disse que é preciso aumentar o diagnóstico precoce.

“Cerca de 80% dos casos que atendemos são casos avançados. O índice de cura nesses casos variam entre 50%, 40%. Enquanto com a lesão inicial, o índice de cura é mais de 90% – o melhor, é que a pessoa volta para o convívio social”, enfatiza.

“Em qualquer situação procure um médico rápido. Procure, uma pessoa que tenha condições de fazer uma biópsia ou de dar um diagnóstico de câncer. Quanto mais rápido você der o diagnóstico, maior é a chance de cura”, enfatiza o oncologista.

Três goianos já perderam a vida em 2026 devido o câncer de pele | Foto: Agência Brasil

Em Goiás, o câncer de pele é o de maior incidência – seguidos por câncer de mama e de próstata. “Nós precisamos ter o envolvimento da comunidade, dos gestores de saúde, da equipe médica e também dos nossos governantes para conscientizarmos a população”.

Desigualdades regionais

Segundo o Inca, o câncer de colo do útero está entre os mais prevalentes no norte e nordeste do país. O câncer de estômago tem maior incidência entre os homens no norte e nordeste. Tumores associados ao tabagismo (pulmão e cavidade oral) são mais frequentes no sul e sudeste.

O Ministério da Saúde destaca que o câncer de colo do útero vem diminuindo com a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano).

Leia também:

Câncer de pele matou 362 goianos em pouco mais de dois anos

O post Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028 apareceu primeiro em Jornal Opção.




Moscow.media
Частные объявления сегодня





Rss.plus
















Музыкальные новости




























Спорт в России и мире

Новости спорта


Новости тенниса