Добавить новость
ru24.net
World News in Portuguese
Февраль
2026
1 2 3 4 5 6 7 8 9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Totens de monitoramento e cancelas preventivas de alagamentos são inaugurados em Goiânia

0

O prefeito Sandro Mabel (UB) acionou neste domingo, 8, os primeiros totens de monitoramento e cancelas preventivas contra alagamentos no Complexo Viário Luiz José Costa (Jamel Cecílio). O viaduto, composto por trincheira e rotatória, se localiza entre as avenidas Jamel Cecílio, Marginal Botafogo e Alameda Leopoldo de Bulhões.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o monitoramento de áreas com histórico de alagamentos, orientar motoristas e contribuir para a prevenção de riscos durante o período chuvoso. De acordo com levantamentos da própria prefeitura de Goiânia, em média por dia passam no viaduto 200 mil veículos – interligando o Setor Marista, Bueno e região do Flamboyant. 

Durante o acionamento dos totens, o prefeito Sandro Mabel explicou que o toten é de monitoramento e não somente para baixar a cancela. “Ele monitora as placas, tem o monitoramento visual – até facial, para saber como é que está o trânsito nessa região. Então, ele faz o monitoramento o tempo todo e todos os dias do ano”.

O objetivo desse monitoramento e das cancelas preventivas é, justamente, fechar a avenida de uma forma mais rápida e inteligente possível – é o que diz Mabel.  “Serão cinco totens no complexo da Jamel Cecílio. No total, nós teremos 27, sendo que alguns deles vão lá para a Avenida 87”, contextualiza o prefeito.

Caso um condutor de veículo ultrapasse a cancela, quando ela estive baixada, o prefeito de Goiânia diz que esse infrator sofrerá sanções. “Ele vai ter sanções, inclusive, criminais. Quando uma pessoa está quebrando uma barreira, que protege a vida das outras pessoas, ele está querendo, talvez de forma dolosa, fazer um crime”, completa.

Ainda de acordo com o Sandro Mabel, a prefeitura contará com equipes de prontidão para trocar as cancelas, caso sejam necessárias. “Muitas vezes a pessoa não viu e passou por cima da barreira, nós vamos ter um sistema de trocar ela o mais rápido possível. E aí vem o agente do trânsito e segura o trânsito aqui, enquanto, a cancela tem problema”, explica.

Gabinete de crise climática

Em entrevista ao Jornal Opção, o Comandante Toledo da GCM explicou que a atual gestão da prefeitura de Goiânia criou o gabinete de crise climática, para minimizar os problemas causados pela chuva. “Estamos tendo um fenômeno diferente, são chuvas torrenciais e com isso rapidamente alaga alguns pontos. E a marginal, ela tem um problema de drenagem que tem que ser resolvido, pois alaga mais rapidamente”, complementa.

Prefeito Sandro Mabel e autoridades da GCM e AMTT | Foto: Amanda Costa

“Tínhamos viaturas no trânsito deslocando e, às vezes, elas não conseguiam chegar com o tempo de resposta hábil. Tínhamos ali uma resposta que poderia ser tardio. Tivemos um caso em que um carro ficou no meio, mas o bombeiro já estava aqui no local e fez o salvamento. E agora, contamos com essa tecnologia. Então, o tempo de resposta agora será muito rápido”, afirma Toledo.

Sobre os alertas que os moradores de Goiânia recebem durante as chuvas, pela Guarda Civil, o comandante explica que continuarão. “Esses alertas são importantíssimos. Até porque temos problemas de drenagem em alguns pontos da cidade ainda. Então, esses alertas é para evitar um problema ao motoqueiro, ao pedestre, por exemplo”, finaliza.

Muito além da cancela

O projeto de instalação dos 27 totens teve um investimento de R$ 950 mil, com uma despesa mensal de R$ 140 mil da prefeitura de Goiânia. O foco agora, segundo a Secretaria de Infraestrutura é evitar acidentes e melhorar a gestão de tráfego, sendo parte de uma estratégia de longo prazo que inclui a construção de piscinões. 

Sandro Mabel explicou que os totens basicamente funcionam como um painel de Led, que ele vai dando informações, inclusive, de trânsito. “Ele passa a informação para a nossa central de carros roubados e até mesmo de facial, porque ela vai ter também de reconhecimento facial dos condutores”.

As cancelas preventivas possuem um sistema ativado automaticamente. Ou seja, quando o nível do Córrego Botafogo subir ela descerá para impedir que os veículos sigam a diante. “Ela vai se fechar automaticamente, com o retorno no nível de segurança, ela vai subir automaticamente também”, explica o analista de suporte técnico Kristian da Silva.

Leia também:

Mudança no Imas vai permitir que instituto receba emendas parlamentares

Mabel aponta revisão do Imas e programa Morar no Centro como prioridades no retorno do Legislativo

O post Totens de monitoramento e cancelas preventivas de alagamentos são inaugurados em Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.




Moscow.media
Частные объявления сегодня





Rss.plus
















Музыкальные новости




























Спорт в России и мире

Новости спорта


Новости тенниса