Добавить новость
ru24.net
World News in Portuguese
Февраль
2026
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22
23
24
25
26
27
28

Entenda por que a jornalista Malu Gaspar não será presa

0

Malu Gaspar é uma das principais repórteres do país e, por isso, incomoda ora a direita, ora a esquerda, ora o centro. É sempre assim.

Antônio Carlos Magalhães dizia que há três tipos de jornalistas. Primeiro, aquele que gosta de mordomias. Então, quando governador, o ex-rei da Bahia o convidava para passar finais de semana em Salvador ou cidades praianas da Bahia.

Segundo, o que aprecia prebendas. Assim, o político soteropolitano arranjava empregos tanto para o jornalista quanto, se necessário, para sua família. Podia oferecer também uma graninha por fora.

Terceiro, há o jornalista que só gosta de obter informações. ACM relatou que era o “mais perigoso”. Por isso, sempre que possível, alimentava-o com informações exclusivas. Mas sabia, de cara, que, se podia contar com alguma simpatia, não o compraria.

Malu Gaspar é repórter que gosta mesmo é de informação, que, quando publicada, pode desagradar políticos, empresários e seus defensores.

Então, quando li em alguns sites que poderia ser presa, fiquei pasmo. Presa por quê? Corri aos portais sérios de notícias, como “O Globo”, “Estadão”, “Folha”, “Correio Braziliense”, “Poder360”, “Veja”, Jornal Opção, “Estado de Minas”, “Metrópoles” e, a não ser que tenha me escapado, não encontrei uma linha a respeito.

Curiosamente, a notícia — ou boato, o mais certo — de que poderia ser presa circulou em sites associados à direita ou especializados em gossips. Não há motivo algum para se prender uma jornalista do nível de Malu Gaspar.

Alertado por dois leitores, li um texto, num portal pró-PT, “informando” que jornalistas — não se menciona nomes — que teriam “comprado” informações sobre ministros do Supremo Tribunal Federal poderiam ser presos. Não ficou claro se é um alerta ou ameaça.

O texto seria válido se fosse específico, quer dizer, se mencionasse os repórteres e jornais que teriam comprado informações.

Jornalistas, quando recebem informações exclusivas e que envolvam o interesse público, têm o dever de publicá-las, não importando se vai desagradar as turmas do presidente Lula da Silva, do ex-presidente Jair Bolsonaro, e dos ministros Alexandre de Morais e Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.

Portanto, não dá para acreditar que algum ministro do Supremo teria a ousadia de mandar prender jornalista — não importa qual — porque publicou um furo de reportagem. Ressalte-se que não há nenhuma informação objetiva, para além da fofoca, a respeito de uma possível prisão de repórter. O STF nunca tocou no assunto.

O post Entenda por que a jornalista Malu Gaspar não será presa apareceu primeiro em Jornal Opção.




Moscow.media
Частные объявления сегодня





Rss.plus
















Музыкальные новости




























Спорт в России и мире

Новости спорта


Новости тенниса