Добавить новость
ru24.net
World News in Portuguese
Март
2026
1 2 3 4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Goiás abre consulta pública para avaliar risco de extinção de moscas e pernilongos

0

Pela primeira vez no Brasil, espécies de moscas e pernilongos (Dípteros) terão o risco de extinção avaliado em âmbito estadual. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), que abriu consulta pública entre os dias 2 e 31 de março para coletar informações sobre a incidência dessas espécies em Goiás.

O levantamento integra o projeto de elaboração da primeira lista estadual de espécies ameaçadas de extinção. Segundo a pesquisadora Giovana P. S. Afiune, da Universidade Federal de Goiás (UFG), foram selecionados grupos de dípteros que desempenham funções ecológicas essenciais, como predadores naturais de mosquitos — inclusive do Aedes aegypti —, bioindicadores de áreas preservadas, decompositores de matéria orgânica e polinizadores.

Das 129 espécies analisadas nesta etapa, muitas são registradas exclusivamente em Goiás, algumas restritas a uma única unidade de conservação, o que reforça a importância da preservação desses espaços.

As contribuições podem ser feitas por pesquisadores por meio da plataforma BioData, sistema criado pelo Estado para reunir, avaliar e disponibilizar dados sobre a biodiversidade goiana. Após a análise técnica, as informações serão incorporadas às fichas das espécies e subsidiarão a classificação do grau de ameaça, com base na metodologia da International Union for Conservation of Nature (IUCN), referência internacional também adotada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A expectativa da Semad é avaliar cerca de 1,7 mil espécies de vertebrados e 900 de invertebrados no estado. Atualmente, existem apenas listas nacionais de espécies ameaçadas, o que pode não refletir a realidade regional. Ao final do processo, o BioData será disponibilizado para acesso público.

Leia também:

Piracema encerra com 131 prisões e mais de 37 km de redes apreendidas

O post Goiás abre consulta pública para avaliar risco de extinção de moscas e pernilongos apareceu primeiro em Jornal Opção.




Moscow.media
Частные объявления сегодня





Rss.plus
















Музыкальные новости




























Спорт в России и мире

Новости спорта


Новости тенниса