Al-Qaeda assume controle de cidade estratégica no sul do Iêmen
Os combatentes da Al-Qaeda assumiram nesta quarta-feira o controle da cidade de Jaar, que era administrada por forças leais ao governo, no sul do Iêmen após combates que deixaram vários mortos.
A tomada desta cidade na província de Abyane proporciona aos jihadistas uma linha de abastecimento entre as cidades de Mukalla e Áden, segundo uma fonte militar.
A batalha por Jaar matou quatro membros das forças pró-governo e quatro combatentes da Al-Qaeda, segundo fontes das forças de segurança. Os combates prosseguiam nos subúrbios da cidade.
A Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA) tem uma forte presença no sudeste do país, devastado desde março de 2015 por uma guerra entre o governo, apoiado por uma coalizão árabe, e os rebeldes xiitas huthis, que conquistaram amplas faixas do território, incluindo a capital, Sanaa.
Aproveitando a guerra e o avanço dos huthis no norte e sul do Iêmen em 2014, a AQPA assumiu o controle em abril de Mukalla, capital da província de Hadramut.
As forças pró-governo tentam blindar as regiões reconquistadas aos rebeldes, como Abyane e Áden, declarada capital "provisória" do país e onde o número de simpatizantes da Al-Qaeda é cada vez maior.
A AQPA já havia controlado Jaar durante um ano, antes de ser expulsa por uma ofensiva do exército em junho de 2012.
O governo dos Estados Unidos considera a AQPA o braço mais perigoso da Al-Qaeda e atacou este ano, com drones, os integrantes da rede extremista no Iêmen.
Em junho, os ataques mataram o líder do grupo, Naser al-Wahishi, que também era o número dois da Al-Qaeda a nível mundial.
bur-faw/fp