Brasileiros podem usar Enem para entrar em mais quatro instituições de Portugal
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão usar as notas na avaliação para entrar em mais quatro instituições portuguesas, informou, nesta quarta-feira, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A partir do próximo ano, as universidades de Lisboa e de Aveiro e os institutos politécnicos de Coimbra e da Guarda passarão a utilizar o Enem na seleção de estudantes brasileiros.
Universidades de Portugal aceitam nota do Enem como critério para seleção
Entre outros cursos, os interessados poderão concorrer a vagas nas áreas de educação, comunicação, desporto, tecnologia, gestão, turismo, hotelaria e saúde.
De acordo com o Inep, a seleção de estudantes de outros países para as instituições de ensino superior de Portugal terá início em janeiro de 2016. O resultado do Enem 2015 deverá ser divulgado no mesmo mês. De acordo com a legislação portuguesa, até 20% dos alunos das universidades e institutos politécnicos podem ser estrangeiros.
Universidade portuguesa recebe inscrições de brasileiros com base no Enem
Com as quatro instituições, a lista de universidades e institutos de Portugal que aceitam o exame como critério de seleção sobe para 11. A primeira instituição do país europeu a permitir o acesso de estudantes brasileiros por meio do Enem foi a Universidade de Coimbra, que passou a aceitar a nota da prova em 2014.
Desde 2014, o Inep também tem acordo firmado com a Universidade do Algarve . Em 2015, os institutos politécnicos de Portalegre (IPP), do Porto (IPP), de Leiria (IPL) de Beja (IPBeja) e de Barcelos (IPCA) também assinaram convênios com a autarquia.