Alexandre Limeira e André Flores: a hora do estudante colorado
Que o futebol é um esporte apaixonante, não há dúvidas. A partida disputada no estádio é mais do que um jogo, é um entretenimento que tem paixão, drama e que nos iguala — ali somos todos torcedores. Ir ao estádio é uma experiência fantástica que precisa ser incentivada, ainda mais sabendo a importância da nossa torcida. Afinal, não é à toa que o Beira-Rio é o palco de nossas grandes conquistas.
Leia outros textos da coluna De Fora da Área
Aumentar a média de público e atrair os jovens é um desafio para qualquer clube no Brasil — hoje o estádio concorre com muitas outras formas de entretenimento como TV (onde é possível ver quase todas as ligas do mundo), videogame e internet. De olho em tudo isso, lançamos o Projeto Estudante Colorado.
É o jovem que, com recursos financeiros limitados, muitas vezes tem que fazer uma escolha de Sofia entre ir ao futebol ou acompanhar o time do coração de outras formas. A lei que instituiu o Profut, que o Conselho Deliberativo do Inter decidiu por unanimidade aderir, determina que os clubes devem oferecer ingressos a preços populares.
Pensando neste cenário, nas nossas origens e na importância da nossa torcida é que, após uma série de estudos e debates internos, a direção do Inter lança o projeto Estudante Colorado, que vai oferecer aos alunos da rede pública de Ensino, em todas as partidas, entre mil a 5 mil ingressos a preços populares (inicialmente R$ 10).
O estudante vai se cadastrar, fazer sua carteira de Estudante Colorado (que é pessoal e intransferível) e comprar o ingresso conforme a disponibilidade, acessando o estádio como os demais torcedores nas áreas de zona livre. Semestralmente, é feita a conferência de sua frequência escolar.
Com isso, muitos jovens que são torcedores apaixonados, mas que hoje, principalmente por questões econômicas, não podem frequentar o nosso Gigante, vão poder, por um preço acessível, juntar-se a outros milhares de colorados e das arquibancadas dar o seu apoio e incentivo.
Essa iniciativa, ainda embrionária, já conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação e das secretarias municipais de Porto Alegre e de Canoas, além de mais 12 municípios que estão ultimando detalhes para adesão. Não há limites para cadastros, temos certeza de que o número de adesões só ira crescer nos próximos dias.
Este projeto que começa a ser implantado, além de incentivar a presença no estádio, valoriza e frequência escolar e o torcedor, ajudando os mais jovens a criar o hábito de ir ao estádio e aumenta nossa média de público para que nosso Gigante continue rugindo e sendo palco de grandes conquistas.