Добавить новость
ru24.net
Все новости
Декабрь
2015

FBI investiga tiroteio na Califórnia como 'ato terrorista'

0

O FBI confirmou nesta sexta-feira que está investigando como "um ato terrorista" o tiroteio cometido pelo casal muçulmano que deixou 14 mortos e 21 feridos na cidade californiana de San Bernandino.

"Estamos investigando esses atos terríveis como um ato terrorista", explicou o diretor-adjunto do FBI em Los Angeles, David Bowdich, durante uma coletiva de imprensa. "Temos provas que nos levaram a crer que havia um plano mais extenso".

Bowdich citou a publicação no Facebook de um texto que indica que Tashfeen Malik - que participou do massacre ao lado do marido, Syed Farookk - jurou lealdade ao "califa" do grupo Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al Badgadi.

"Tenho conhecimento desta publicação (...), estamos esclarecendo isto. Mark Zuckerberg (presidente do Facebook) confirmou que fizeram esta publicação no momento em que se iniciava o ataque (...). Trata-se efetivamente de uma declaração de fidelidade" aos jihadistas.

Segundo o diretor do FBI, James Comey, as investigações em andamento não trazem indícios de que os dois atiradores integravam um grupo maior.

"Nossa investigação, que tem apenas dois dias, até agora não apresentou indícios de que estes assassinos integravam um grupo maior organizado ou faziam parte de uma célula. Não há indicações de que eram membros de uma rede", destacou Comey em entrevista coletiva.

Tashfeen Malik e Syed Farook, de 27 e 28 anos, abriram fogo na quarta-feira contra um centro de atendimento de deficientes em San Bernardino durante uma festa natalina, antes de serem mortos em uma perseguição policial.

A agência de notícias Aamaq, ligada ao Estado Islâmico, revelou nesta sexta-feira que os autores do massacre na Califórnia eram "partidários" da organização jihadista.

"Dois partidários do Estado Islâmico atacaram um local em San Bernardino, Califórnia, atirando no interior do local, matando 14 pessoas e ferindo outras 17 antes de fugir".

Segundo a agência de língua árabe, o ataque na Califórnia "ocorre após os sangrentos atentados de Paris (130 mortos) realizados pelo EI e após uma operação mártir contra a guarda presidencial na Tunísia" (12 mortos), também reivindicada pelo grupo jihadista.

bur-spc/lr




Moscow.media
Частные объявления сегодня





Rss.plus




Спорт в России и мире

Новости спорта


Новости тенниса
Елена Рыбакина

Елену Рыбакину «лишили» шансов на Australian Open-2025






В школе №7 Дагестанских огней прошла встреча с футболистом ФК «Локомотив»

​Одно из юрлиц пермской ресторанной сети подало иск о самобанкротстве

Задолженность по уголовному штрафу Захарченко достигла 125,5 млн рублей

13 января в истории Асбеста