Preço do Brent registra o menor preço em quase 7 anos
A cotação do Brent, o petróleo negociado em Londres, atingiu nesta segunda-feira seu nível mais baixo desde março de 2009, depois que a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) deixou na sexta-feira seu nível atual de produção sem alterações.
No início da tarde, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega em janeiro valia 41,81 dólares no Intercontinental Exchange (ICE) de Londres, nível inédito desde 12 de março de 2009.
Os preços do petróleo também abriram em forte baixa nesta segunda-feira em Nova York, perto de seu nível mais baixo desde 2009.
A Opep decidiu na sexta-feira por não reduzir sua produção, apesar dos preços em queda e da maior produção esperada pelo fim das sanções ao Irã.
Após a reunião do cartel em Viena, o presidente da Opep e ministro do petróleo da Nigéria, Emmanuel Ibe Kachikwu, disse que uma redução "não vai causar muito impacto no mercado".
A Opep, cujos membros produzem um terço do petróleo no mundo, tem se esforçado significativamente para manter a produção em 30 milhões de barris diários.
O cartel atualmente produz cerca de 32 milhões de barris por dia, mas esse volume deve subir ainda mais nos próximos meses com o petróleo de Irã e Indonésia, cujo retorno à instituição foi confirmado nesta sexta-feira.
A Opep, entretanto, não divulgou seu teto de produção em seu comunicado final.
jra/jdy/me/eg/cn