10 animais adoráveis que as mudanças climáticas estão matando
Nós vamos sentir falta de vocês, adoráveis pequenos amigos.
Laszlo Balogh / Reuters
As mudanças climáticas têm a ver com uma modificação das tendências do nosso meio ambiente, então é quase impossível afirmar que algumas espécies estão correndo perigo de extinção somente por conta delas. No entanto, várias espécies estão sofrendo extinções em massa (o mundo perdeu 50% de sua vida selvagem nos últimos 40 anos, de acordo com a Federação Mundial de Vida Selvagem) e os cientistas vêm nos alertando que as mudanças climáticas podem estar desempenhando um papel fundamental nisso.
Ochotona
Também conhecidos como pikas, existem alguns tipos diferentes de ochotona no mundo, incluindo o ochotona princeps (acima) e seu primo ainda mais adorável, o ochotona iliensis. Tanto o princeps quanto o iliensis estão ameaçados porque seu habitat está sumindo -- conforme a temperatura sobe, eles são forçados a ir mais para o alto das montanhas onde vivem. O ochotona princeps pode morrer se for exposto a climas com temperaturas acima de 25 graus.
Glacier National Park Service / Via Creative Commons
Leões-marinhos
Leões-marinhos famintos e moribundos estão aparecendo as praias da Califórnia, em números sem precedentes. Águas mais quentes no Pacífico estão permitindo a formação de grandes florações de algas que produzem uma toxina chamada ácido domóico. Essa toxina é consumida pelo peixe que come a alga. E quando os leões-marinhos comem esses peixes, eles estão basicamente ingerindo veneno. Ao mesmo tempo, as águas quentes estão forçando as sardinhas, que são parte da alimentação básica dos leões-marinhos a ir para o norte.
Os padrões de aquecimento do El Niño sempre causam esse tipo de problema, mas agora as coisas estão piores do que nunca e os cientistas dizem que a mudança climática é a culpada. O Instituto de Mamíferos Marinhos, que toma conta de filhotes doentes e encalhados, diz estar cuidado de mais leões-marinhos esse ano do que nunca em seus 40 anos de existência.
Robyn Beck / AFP / Getty Images