Nova ponte entre México e EUA conecta aeroportos de Tijuana e San Diego
Enquanto algumas vozes políticas dos Estados Unidos defendem que se reforce o muro na fronteira com o México, os aeroportos da mexicana Tijuana e da americana San Diego buscaram uma abordagem alternativa, inaugurando uma passarela que liga ambos os terminais aéreos.
A chamada Cross Border Xpress (CBX), "um cruzamento fronteiriço sem precedentes", é "exclusivo para passageiros do aeroporto de Tijuana" e começou a funcionar às 9h (13h, horário de Brasília), informou a empresa, em uma nota.
Trata-se de uma passarela fechada de 120 metros de comprimento, que cruza a fronteira entre México e Estados Unidos, para conectar diretamente um novo terminal em San Diego com o aeroporto internacional de Tijuana.
O CBX, que funcionará 24 horas por dia, "mudará a experiência de cruzar a fronteira para milhões de passageiros", considerou Carlos Laviada, um dos investidores citado no comunicado.
Com um investimento de 120 milhões de dólares, a nova ponte binacional "foi projetada em conjunto com o Departamento de Aduanas e Proteção Fronteiriça dos Estados Unidos para atender aos mais de dois milhões de passageiros anuais do aeroporto de Tijuana", informou a CBX.
str-yo/lth/tt/lr