Добавить новость
ru24.net
Все новости
Декабрь
2015

Wendell Ferreira: pensamento de liga

0

Os atuais impasses que cercam a Liga Sul-Minas-Rio passam pela falta de planejamento conjunto. No fim das contas, a liga é apenas um meio de cada clube atingir seus objetivos individuais imediatos.

Leia outros textos da coluna De Fora da Área

Uma das ligas mais bem sucedidas do mundo — a que tem o maior faturamento —, a NFL só começou a dar certo de verdade na década de 1970. Pete Rozelle foi o dirigente responsável pela transformação que levou o futebol americano profissional de esporte marginalizado a paixão nacional nos Estados Unidos. Dono de bom relacionamento com os donos dos times à época, o comissário da NFL entre 1960 e 1989 introduziu a expressão "league think" ao modelo de negócio do esporte: os times abririam mão de suas individualidades pelo bem geral da liga. Em médio e longo prazo, todos ganhariam mais com isso. No período, foi criado o Super Bowl, o futebol americano ultrapassou o beisebol e virou o esporte mais popular do país e, de fato, todos os donos de franquias da NFL se tornaram muito mais ricos do que já eram. O pensamento coletivo fortaleceu cada parte da liga, hoje um sucesso comercial e esportivo indiscutível.

Na Liga Sul-Minas-Rio, o Flamengo já deixou clara a intenção de ganhar muito mais dinheiro do que os outros. Acabará tendo que se contentar em disputar apenas o Campeonato Carioca se a Primeira Liga não sair do papel. Até o Barcelona, que ao lado do Real Madrid recebe muito mais que seus concorrentes no Campeonato Espanhol, percebeu que o enfraquecimento da unidade não beneficia ninguém. Por isso, a tendência de negociação coletiva dos direitos de transmissão começar a dominar a Europa. Quanto maior for o equilíbrio e a competitividade, maior será o interesse e o índice de consumo dos torcedores/clientes. Ainda que a divisão inicialmente não pareça interessante para quem já recebe muito mais, os números finais compensam a espera. Mas o poder de espera não parece exatamente uma qualidade dos dirigentes brasileiros.

Pelo menos, uma boa iniciativa da Liga Sul-Minas-Rio é o indicativo de busca pelo poder dentro da CBF com a possibilidade de um candidato à vice-presidência. A ideia de tentar um dos principais cargos na entidade dá um caráter oficial e ganho de força política para que os clubes, se realmente unidos, possam colocar em práticas suas iniciativas.




Moscow.media
Частные объявления сегодня





Rss.plus




Спорт в России и мире

Новости спорта


Новости тенниса
Андрей Рублёв

Рублев вышел в финал теннисного турнира в Дохе






В Подмосковье наградили лучших сотрудников скорой по итогам прошлого года

Мюзикл "Дон Кихот" с музыкой Леонида Агутина: премьера в 2025 году

Спрос на мужские носки в преддверии 23 Февраля увеличился в разы

В России зафиксировали дефицит квартир стоимостью до 3 млн рублей