Добавить новость
ru24.net
Все новости
Декабрь
2015

Conselho de Ética vota novo relatório do caso Cunha na semana que vem

0

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, José Carlos Araújo (PSD-BA), convocou para a próxima terça-feira, às 9h30min, uma reunião do colegiado para apresentação e votação do relatório do deputado Marcos Rogério , que assumiu nesta quinta-feira a relatoria do processo contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Logo no início da reunião hoive uma briga entre os deputados Wellington Roberto (PR-PB), aliado de Cunha, e José Geraldo (PT-PA). A discussão começou porque Wellington achou que seria votado um requerimento para dar prosseguimento ao processo contra o presidente da Câmara.

Cunha continua dando as cartas e joga de mão

O deputado José Geraldo acusou o colega Wellington Roberto, da "turma do Cunha", de estar tumultuando e atrapalhando o andamento do processo no Conselho de Ética. Começou então um bate-boca e os dois parlamentares tiveram de ser contidos por agentes da Polícia Legislativa da Câmara.

Após o restabelecimento da ordem, o presidente da Comissão, deputado José Carlos Araújo, classificou a briga de "espetáculo deprimente, que envergonha a Casa e o Conselho de Ética".

— Esse conselho deve ser o local da ética, do zelo e do respeito entre os seus pares, da conversa e do diálogo. Jamais isso poderá ser transformado em um ringue — disse Araújo.

"Vão acabar decretando a prisão dele"

Para garantir que a apreciação do relatório não seja atrapalhada por manobras de aliados do presidente da Câmara, Araújo já convocou reuniões do Conselho também para a tarde de terça-feira e para quarta-feira, manhã e tarde.

Relatoria

A sessão desta quinta foi marcada por várias manifestações de apoio ao ex-relator do colegiado Fausto Pinato (PRB-SP), substituído pelo deputado, Marcos Rogério. O presidente do Conselho ressaltou que, apesar de ter cumprido a ordem da primeira vice-presidência da Casa de afastar Pinato, vai recorrer da decisão.

Conselho de Ética prepara ação para afastar Cunha da presidência da Câmara

Araújo disse que, antes da escolha do relator, foi orientado pela Secretaria-Geral da Mesa (SGM) de que, no momento do sorteio para escolha do relator, o bloco político que estaria valendo seria o bloco atual, e não o arranjo político do início da legislatura.

Pelo regimento, parlamentares do mesmo bloco ou Estado do representado não podem ocupar o cargo. Atualmente o partido de Pinato, o PRB, não faz parte do bloco do PMDB, mas, no início da legislatura, Pinato compunha o bloco de Cunha.

— A SGM disse que o bloco a ser seguido era o novo bloco. Foi a informação que tivemos à época. Se fomos induzidos ao erro, paciência — esclareceu Araújo.

Cunha afirma que presidente da comissão pratica golpe

O líder da Rede, Alessandro Molon (RJ), considerou a informação dada pela Secretaria-Geral da Mesa gravíssima.

— Se o vice-presidente tomou uma decisão contrária ao entendimento existente, é uma informação muito grave — criticou.

Pinato agradeceu o apoio que recebeu de parlamentares governistas e oposicionistas e disse que pessoalmente não vai "mover uma palha" para voltar à relatoria.

— Eu acredito na maioria desse Parlamento. A decisão foi feita monocraticamente e não pela Casa. Não vou mover uma palha, confio nessa presidência e confio na grande maioria dos parlamentares que representam o nosso país. Caso façam algum recurso para eu voltar e eu não volte, quero dizer da confiança [que tenho] no novo relator. Podem me tirar a relatoria, mas continuo sendo segundo vice-presidente desse Conselho de Ética — disse o ex-relator do caso.

Conselho de Ética adia pela 6ª vez análise contra Cunha




Moscow.media
Частные объявления сегодня





Rss.plus




Спорт в России и мире

Новости спорта


Новости тенниса
ATP

Роттердам (ATP). 2-й круг. Медведев встретится с Беллуччи, Хуркач – с Лехечкой






Женщина заплатила штраф за покупку Kia Sorento за наличные у гражданина Киргизии

421 л.с., полный привод – подробный разбор китайского кроссовера

Крушение самолёта в Раменском могло произойти из-за технических причин

Гладков вновь встретился с жильцами микрорайонов ИЖС Старооскольского округа