Ganhadores do Nobel de Ciências e Literatura recebem prêmios em Estocolmo
Os ganhadores do Nobel de Ciências e Literatura receberam nesta quinta-feira seus prêmios em Estocolmo, depois que quatro organizações tunisianas levaram o da Paz em Oslo.
Na sala de concertos de Estocolmo, onde a Fundação Nobel organiza anualmente a cerimônia de entrega com grande pompa, os agraciados receberam das mãos do rei Carl Gustav XVI, da Suécia, uma medalha de ouro e um diploma.
O japonês Takaaki Kajita, Nobel de Física, juntamente com o canadense Arthur McDonald, foi o primeiro a pisar no palco. Com o rosto sério, aproximou-se do busto de Alfred Nobel, inventor sueco da dinamite, que instituiu os prêmios que levam seu nome em testamento.
Em seguida foi a vez dos ganhadores do Nobel de Química, o sueco Tomas Lindahl, o turco-americano Aziz Sancar e o americano Paul Modrich, que receberam seus prêmios diante de 1.600 convidados, a maioria membros de academias, de instituições políticas e do mundo dos negócios.
Depois, foi a vez dos premiados com o Nobel de Medicina, o americano William Campbell, o japonês Satoshi Omura e a chinesa Tu Youyou, receberem seu prêmio.
Seguiu-os a jornalista e escritora bielo-russa Svetlana Alexievich, Prêmio Nobel de Literatura, que encerrou assim uma cansativa semana de conferências e palestras.
A televisão e a rádio públicas de seu país, governado com mão de ferro pelo presidente Alexandre Lukashenko, anunciou que não difundiria o evento por motivos "de organização" e de orçamento.
Por último, o americano e o britânico Angus Deaton recebeu o Nobel de Economia.
O hino nacional sueco encerrou a cerimônia e os premiados seguiram para um banquete com 1.300 convidados na Prefeitura de Estocolmo, na presença do rei, da rainha Silvia e de seus filhos.
Os comensais poderão saborear o melhor champanhe, carne de caça e doces com frutas silvestres, mas o cardápio nunca é anunciado antecipadamente.
O prêmio de maior prestígio, o Nobel da Paz, o único entregue em Oslo a pedido de Alfred Nobel, foi entregue antes ao Quarteto para o Diálogo Nacional tunisiano.
Além da medalha e do diploma, cada prêmio Nobel recebe um cheque de oito milhões de coroas suecas (um pouco mais de 863.000 euros), que precisa ser compartilhado caso haja vários premiados.
* AFP