Cinco supermercados Nacional demitem funcionários e torram estoques em Porto Alegre
Grávida de oito meses, Bárbara Severo de Araújo, 21 anos, funcionária do supermercado Nacional da Rua Miguel Tostes, bairro Rio Branco, na Capital, foi surpreendida na manhã da última segunda-feira com a notícia de que a loja em que ela trabalha iria fechar em 48 horas. Mãe de dois filhos, ela foi duplamente afetada pelo anúncio, já que o seu marido também é empregado no mesmo lugar e será desligado a partir das 17h desta quarta-feira .
Cinco supermercados Nacional vão fechar em Porto Alegre
De forma discreta, os gerentes repassaram a Bárbara, Leonel Loiola Baldes e aos demais colaboradores a decisão da rede Walmart logo no começo do expediente, às 7h. Para os clientes, nenhuma informação. Em uma reunião "de piso", eles deram aos subordinados duas opções: irem embora com os direitos trabalhistas de uma demissão ou serem realocados em outros supermercados.
Em 2014, Procon interditou dois supermercados do Walmart em Porto Alegre
Conforme apurou Zero Hora em visita a 13 unidades da bandeira Nacional em Porto Alegre, estão encerradas as atividades das lojas das ruas Miguel Tostes (Rio Branco) e Francisco Trein (Cristo Redentor) e das avenidas Plínio Brasil Milano (Higienópolis), Venâncio Aires (Bom Fim) e Protásio Alves (Rio Branco). Cerca de 800 pessoas, entre estoquistas, caixas, empacotadores e gerentes, terão de procurar outras opções.
O casal Leonel e Bárbara, que espera um filho enquanto lida com a demissão Foto: Diego Vara / Agencia RBS— Sou um cara guerreiro e batalhador. Saio tranquilo, apesar de ter sido pego de surpresa. Fui a primeira pessoa a ficar sabendo aqui na Miguel Tostes, quando o gerente me chamou e disse o que estava acontecendo. Quis ir embora — relata Leonel Baldes.
— Achei uma sacanagem fazer isso na véspera do Ano-Novo — complementa Bárbara.
O fim das operações é parte de uma estratégia do grupo de reduzir sua presença no Brasil. Estima-se que pelo menos 30 lojas da rede Nacional sejam fechadas no país, embora previsões mais pessimistas de fontes dos recursos humanos da rede Walmart digam que o número poderá ser maior.
EUA investiga Wal-Mart por corrupção no Brasil
Em nenhum dos cinco mercados que deixam de operar na Capital, há placas ou avisos comunicando os clientes sobre a decisão. Nas gôndolas, produtos com descontos de até 50% eram torrados em liquidação de última hora. Entre os funcionários que decidiram ficar, paira um clima de preocupação para os próximos meses.
— Os comentários internos são de que vai encerrar tudo em 2016. Não sabemos o que pensar — disse uma funcionária de caixa na loja do Cristo Redentor.
Filas formaram-se devido à liquidação de produtos nas unidades que vão fechar em Porto Alegre Foto: Mauricio Tonetto / Agência RBSWalmart culpa o ambiente econômico do país
A princípio, as outras quatro bandeiras da Walmart no Estado (Big, Maxxi Atacado, TodoDia e Sam's Club) não sofrerão alteração. Em Porto Alegre, o enxugamento começou no setor administrativo da empresa na semana passada, quando dezenas de funcionários e executivos foram demitidos — a multinacional não divulga o número de desligamentos.
Unidade do supermercado Nacional em Santa Maria vai fechar as portas
Em nota enviada à imprensa, a Walmart informou que tomou a decisão "por conta do atual ambiente econômico do Brasil". Apesar do elevado número de demissões, o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, entende que não haverá dificuldades para realocação:
— Há forte rotatividade no segmento, que agora está focado em buscar qualificação.
Os mercados que fecham em Porto Alegre no dia 30
Rua Miguel Tostes, 176 — Rio Branco
Rua Francisco Trein, 687 — Cristo Redentor
Avenida Plínio Brasil Milano, 1.609 — Higienópolis
Avenida Venâncio Aires, 1.211 — Bom Fim
Avenida Protásio Alves, 940 — Rio Branco
O grupo no Brasil e no RS
— São 560 unidades e 81,5 mil funcionários em 18 Estados e no Distrito Federal.
— Ao todo, são nove bandeiras entre hipermercados (Walmart, Hiper Bompreço e Big), supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama), atacado (Maxxi), clube de compras (Sam's) e lojas de vizinhança (TodoDia).
— O Walmart desembarcou no Rio Grande do Sul em 2005, depois de comprar a rede portuguesa Sonae (antiga Real Distribuidora) por 635 milhões de euros. Atualmente, conta com 100 lojas de cinco bandeiras no Estado: Nacional, Big, TodoDia, Maxxi Atacado e Sam's Club.